Informativa
Questo sito raccoglie dati statistici anonimi sulla navigazione, mediante cookie installati da terze parti autorizzate, rispettando la privacy dei tuoi dati personali e secondo le norme previste dalla legge. Continuando a navigare su questo sito, cliccando sulla pagina o semplicemente scrollando la pagina verso il basso, accetti il servizio, gli stessi cookie e rimuovi il messaggio.

    Maggiori informazioni.
Cenni di numismatica e storia della moneta italiana
Barra
HOME
|
STORIA DEL SITO
|
FAQ e SIGLE
|
GLOSSARIO
|
LEGHE METALLICHE
|
VARIANTI/ERRORI
|
CERCA PER ANNO
|
ULTIME MONETE INSERITE
Barra
Euro Portogallo 2002 - 2011

A caminho do euro: as origens da nova moeda única encontra-se em tratados, elaborados e assinados por membros do Conselho Europeu, composto por chefes de Estado ou de Governo de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE), e posteriormente ratificada por cada país, de acordo com processos legislativos nacionais. Os governos dos Estados-Membros são, portanto, os arquitetos do euro, cujo nome foi adoptado pelo Conselho Europeu, em Madri, em dezembro de 1995. O Tratado de Roma (1957) deu início à criação do mercado comum europeu com o objectivo de melhorar o bem-estar económico e contribuir para "uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa".

O Acto Único Europeu (1986) e do Tratado da União Europeia (1992) concorsero para este objectivo, dando vida à União Económica e Monetária e estabelecer as bases para a moeda única. A terceira fase da UEM teve início em 1 º de janeiro de 1999 com a fixação irrevogável das taxas de conversão de moedas. Desse momento em diante, os membros do euro começou a praticar uma política monetária comum, o euro era adottatto como moeda escritural e as moedas dos 11 Estados-Membros participantes tornaram-se expressões nacionais. A Grécia aderiu à UEM em 1 º de janeiro de 2001, elevando para 12 Estados-Membros que introduziram as moedas e notas.

O Banco Central Europeu (BCE), estabelecido no dia 1 de junho de 1998, está sediado em Frankfurt, na Alemanha. Ela tem a missão de manter a estabilidade de preços e conduzir uma política monetária única para a área do euro.






   © 2007 - 2017 (Site powered by an Land63Engine) - ottimizzato per Google Chrome | Mozilla Firefox | IExplorer >= 7.0 Disclaimer Privacy